A Gestão de Facilidades (GF), também conhecida como Facilities Management, é uma nova área de negócios, em franca expansão, responsável pela gestão de espaços, conteúdos, sistemas e equipamentos agregados às instalações das organizações, visando uma completa interação homem, comunidade e ambiente tecnológico. Como segmento de serviços, vem demonstrando grande crescimento e interesse no setor empresarial brasileiro. Como elo e suporte da cadeia de valores das empresas, passa não apenas a controlar atividades de manutenção predial e instalações, gerenciamento de utilidades, condicionamento de ar e sistemas prediais, mas também gerenciamento de resíduos, espaços ergonômicos, segurança, limpeza, estacionamento, conveniências, jardinagem, manutenção da imagem corporativa, projetos específicos para atendimento legal e todas as atividades indiretas que alavancam o posicionamento estratégico das empresas. O livro oferece abordagem teórica - para adequado aprofundamento do tema -, e prática - para auxiliar o desenvolvimento e contextualização funcional da área. Os seguintes assuntos são abordados: - Origens da GF - Adequação estrutural da área - Perfil dos profissionais - Indicadores de desempenho - Logística na GF - A qualidade na GF - Gerenciamento de projetos de facilidades - Paradoxos organizacionais - Novas agendas O livro é útil a professores e alunos universitários, profissionais da área de facilidades, engenheiros, arquitetos e administradores.