Com o texto inteiramente revisto, volta a circular esta História da Literatura Brasileira, agora em 3 volumes, dos quais o primeiro enfeixa os capítulos em torno das Origens, Barroco, Arcadismo e Romantismo. Como o seu autor, titular da Universidade de São Paulo, sublinhou nas páginas introdutórias, as obras literárias são examinadas no seu contexto histórico-sócio-cultural, sem perder de vista a 'continuidade específica' em que se inscrevem. Divisadas, por conseguinte, como documento e como testemunho, pressupõem a aliança entre a 'desejada objetividade do historiador descritivo e analítico e a intuição peculiar ao crítico literário'. Para tanto, considera que a ênfase há de recair no texto das obras, 'precisamente por constituir a condição sine qua non da historiografia e da crítica literária, e do texto procurar-se-á depreender o correspondente módulo crítico', tendo em mira 'a identidade de cada acontecimento, obra ou corrente literária. Assim, a unidade geral da História da Literatura Brasileira se estabelecerá por meio do diagnóstico duma persistente metamorfose dos eventos e da matéria literária, pois unidade não implica obrigatoriamente uniformidade'. Com o texto inteiramente revisto, volta a circular esta "História da Literatura Brasileira", agora em 3 volumes, dos quais o primeiro enfeixa os capítulos em torno das Origens, Barroco, Arcadismo e Romantismo. Como o seu autor, titular da Universidade de São Paulo, sublinhou nas páginas introdutórias, as obras literárias são examinadas no seu contexto histórico-sócio-cultural, sem perder de vista a "continuidade específica" em que se inscrevem. Divisadas, por conseguinte, como documento e como testemunho, pressupõem a aliança entre a "desejada objetividade do historiador descritivo e analítico e a intuição peculiar ao crítico literário", tendo em mira a identidade de cada acontecimento, obra ou corrente literária.