Conhecidos como redutos do tradicionalismo, os Colégios Militares (CMs) vêmdesenvolvendo avanços no campo do ensino aprendizagem, atendendo ao seucaráter assistencial. Dentro dessa perspectiva, faz-se notório a cada ano, anecessidade de reconstruir uma metodologia mais colaborativa, com elementos quecontemplem os princípios da equidade. Dessa forma, a escola passa a assumir o seulocal de formadora de protagonistas, devendo promover a inclusão de todos osmembros da sociedade a que esteja vinculada. Assim sendo, esta investigação buscoudemonstrar a possibilidade de se vivenciar uma Educação Inclusiva, independente doespaço escolar no qual ela seja adotada, tendo por objetivo geral a análise doscomponentes necessários para a inserção de uma Educação Especial no SistemaColégio Militar do Brasil (SCMB). Os resultados mais relevantes demonstram umabase legal sólida e bem estruturada no tocante a implantação de uma novamodalidade de ensino no SCMB. Entretanto, aponta uma série de execuções a seremtomadas, em prazos variados, de acordo a cada CM, para que se possa efetivamenteconsiderar instaurada a Educação Especial no Sistema Colégio Militar do Brasil,destaque em excelência da educação no país.