A estruturação das empresas se apresenta cada vez mais sob a forma de redes. Redes formais e redes informais. Redes apoiadas em um intenso fluxo de informações e de materiais. Redes de fornecedores e redes de clientes. Redes suportadas por poderosos sistemas integrados de gestão e sofisticados centros de distribuição. Este formato de estruturação das empresas decorre de uma outra evidência: a grande oportunidade de ganhos monetários se deslocou de uma abordagem gerencial centrada na empresa para uma abordagem gerencial preocupada em controlar fluxos na cadeia de suprimentos. É com base na ação gerencial na rede logística que conseguimos alavancar os melhores resultados para a empresa. A otimização de custos e do nível de serviços, para citar apenas duas das principais preocupações empresariais, é um aparente paradoxo que as empresas buscam equacionar quando colaboram com seus fornecedores e com seus clientes. É crescente o esforço para compartilhar informações que auxiliam no gerenciamento da rede logística. Das operações relativas à gestão da demanda até a execução das operações de compras, passando pela melhoria de desempenho das operações de manufatura, marketing, comercial e de distribuição, tudo impõe uma abordagem integrada do conjunto da rede logística. Na prática, esta abordagem exige uma análise que, frequentemente, envolve desde fornecedores de fornecedores até clientes de clientes. A abordagem gerencial focada em redes logísticas, do projeto à implementação, é a garantia de sustentabilidade dos negócios. É neste contexto que estão organizados os fundamentos apresentados nesta obra.