A coletânea de artigos de investigação apresenta como título. Jogo de xadrez no ensino fundamental: Vantagens e rendimento do aluno. A observação foi realizada na Escola Pública do Estado do Amapá, no interior do estado (Escola Estadual Darcy Ribeiro na Comunidade do Cedro no Município de Tartarugalzinho no Amapá- Brasil. Proporciona os benefícios que o jogo de xadrez disponibiliza ao educando. As contribuições que o jogo de xadrez oferece para o processo de ensino aprendizagem. Tem por objetivos específicos determinar as vantagens da execução do jogo nos aspectos cognitivos e identificar o nível de rendimento processual em relação à incorporação do jogo. Através do jogo a criança tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: Aumento da inteligência, da autoestima, a tenacidade e a melhoria do relacionamento interpessoal. A prática do jogo de xadrez ajuda na aprendizagem porque o aluno/aluna fica mais ágil no seu dia – a – dia fazendo os mesmos ficarem mais espertos mentalmente em cálculos e na linguagem escrita e oral aumentando os seus desempenhos acadêmicos. A pesquisa é não experimental, com enfoque quali quantitativo investigativa, que coloca o aluno no centro da aprendizagem, focando resoluções de problemas. Este trabalho conclui que o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Os estudantes demostraram melhores desempenhos em disciplinas como, matemática e redação. Se recomenda que o xadrez seja implementado como estratégia de ensino aprendizagem com estudantes desatentos, e com hiperatividade ou que precisem de reforço escolar.