Esse livro traz conhecimentos fundamentais a alunos, a gestores e a profissionais que atuam na área de saúde e estética sobre a transformação constante dos significados da imagem e da beleza ao longo dos séculos. Expõe a influência da padronização e da “supervalorização da beleza” na percepção da autoimagem corporal, na autoestima e no comportamento de homens e mulheres na sociedade atual. São apresentadas importantes estratégias para o desenvolvimento da inteligência emocional do profissional, o efeito positivo gerado pela transformação do seu comportamento sobre sua imagem, seu trabalho e suas relações interpessoais. Além disso, o material apresenta o perfil do profissional de estética, destaca posturas éticas importantes a serem adotadas e diferentes possibilidades de atuação. O livro favorece, ainda, o desenvolvimento de competências, possibilitando atender às atuais exigências do mercado de trabalho e atingir a excelência na prestação de serviços. Destaca a importância da análise prévia e criteriosa do cliente para a identificação da necessidade estética específica e direcionamento ao tratamento estético adequado. Apresenta, também, a relação entre a estética e a imagem pessoal na valorização dos preços e na fidelização dos clientes. Além disso, enfatiza como identificar clientes potenciais e como o profissional pode aproveitar positivamente os avanços tecnológicos na área de estética. Ressalta a importância da qualificação e da atualização profissional. Também oferece sugestões de cursos e apresenta características e oportunidades para a área de estética na sociedade contemporânea. Ao final de cada capítulo, são apresentadas uma lista de tópicos e algumas atividades que facilitam a revisão dos principais pontos abordados.