Essa pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades que os estudantes e professores da zona rural do município do Acará, que se localiza na mesorregião do Estado do Pará enfrentam no acesso às escolas, em função dos problemas ligados ao transporte escolar da área rural, no contexto das políticas educacionais. A metodologia desenvolvida contou com levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, produção de material cartográfico, experiência de trabalho in locus e coleta de dados, como: fotografias e depoimentos coletados a partir de entrevistas com moradores e servidores da educação das comunidades, dentre outros. O que se observa é que ao longo dos anos, os entes federativos vêm estabelecendo diferentes estratégias e Políticas, Programas e Ações que são voltadas para a educação pública de qualidade, ações que viabilizem o acesso e a permanência do aluno na escola, na tentativa de diminuir esses problemas, além de garantir a permanência desses sujeitos do campo/no campo, criando estratégias como: Programa Nacional de Transporte Escolar e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATE coordenados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE. Os programas têm como objetivo garantir a oferta de transporte escolar aos alunos do ensino fundamental público que residem em área rural, no entanto, várias são as trajetórias desses investimentos, as quais muitas vezes não alcançam com sucesso seu fim.