Escutar é o método pelo qual a maioria das pessoas aprende, absorve tradições culturais e incorpora, mais do que palavras, sentidos. É sobre esse universo, da valorização da expressividade e do caráter da voz humana, uma das incumbências e responsabilidades de um sistema rádio-educativo, que trata este livro. Para isso, os autores percorrem um espaço de tempo que leva o leitor à origem do Movimento de Educação de Base (MEB), no final da década de 1960, trazendo-o, ainda, para a mutante e inquieta época das tecnologias da informação, para o apogeu da Web. Neste livro é possível vislumbrar, dessa forma, a interface entre esse passado ? da utilização do rádio como instrumento pedagógico básico do MEB ? e o que está se anunciando como futuro: a interferência da rádio web na educação, suas possibilidades e seus desafios. Com este livro, o leitor poderá trafegar por diversas abordagens e experiências educativas com rádio no Brasil e em outros países. Numa linguagem acessível, esta publicação, importante para se pensar a educação e suas interfaces, do passado aos dias atuais, é voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, comunicadores e envolvidos com educação em geral e áreas correlatas.