Falar em tecnologia e inovação no campo educacional implica, sobretudo ir além da apresentação de softwares e Apps como solução aos desa??os educativos vigentes. É necessário valorizar e evidenciar o papel dos processos tecnológicos enquanto acelerador da criatividade e produtividade das organizações educacionais e seus colaboradores, neste complexo cenário de efervescentes transformações. Mas, como promover mudanças efetivas e impactantes na educação e na forma de ensinar e aprender? O percurso para tecermos uma resposta a essa questão é variado, mas uma coisa é fato: a mera substituição dos recursos tecnológicos, sem a necessária transformação do mindset das instituições e seus respectivos atores, os educadores, é tão estéreo quanto a re??exão sem o ato, ou mesmo inútil como ato sem a re??exão. Por isso, nossa proposta transcende o debate sobre o que fazer e foca no como fazer. É incontestável que as mudanças na sociedade da informação são dinâmicas e perenes, por isso somente uma educação disruptiva e ativa poderá atender às demandas da humanidade digital do XXI, cujas premissas repousam sobre a capacidade de aprender a conhecer e a fazer; êxito que só poderá ser logrado com uma profunda ressigni ??cação no mindset didático-pedagógico. Prof. Dr. Michel Marcelo de França