Esse livro discute com professores e pesquisadores o ensino de língua materna no ensino médio. Ele surgiu de inquietações, dúvidas, anseios de professores e/ou formadores de professores com quem os 12 capítulos do livro dialogam. Além de responder aos desafios postos pela sala de aula, uma segunda razão dessa obra é a carência de estudos voltados especificamente para o ensino de língua materna no ensino médio. Se muitas pesquisas aplicadas ao ensino já se debruçaram sobre a realidade do ensino fundamental I e do ensino fundamental II, isso não se repete para a etapa posterior de escolarização. A terceira motivação vem das estatísticas oficiais, que apontam uma situação constrangedora: o percentual de brasileiros com idade entre 15 e 17 anos (faixa de idade dos que deveriam estar cursando o EM) que efetivamente estão matriculados neste nível de ensino é de 43,1%, segundo dados de 2003. Em 2001, dos brasileiros com idade ideal para cursar o ensino médio, 1 milhão cursava ainda o ensino fundamental, ou cursos profissionalizantes, e aproximadamente 5 milhões estavam fora da escola. Com o intuito de não só apontar os problemas relativos ao ensino de língua materna no contexto do ensino médio, mas de discutir alternativas de encaminhamento, o livro pretende servir como subsídio para a formação docente, inicial e continuada, na busca da melhoria da qualidade de ensino nesse nível de escolarização. Os artigos dessa obra têm um caráter peculiar: além de discutirem questões sobre o ensino de leitura, literatura, produção de texto, análise linguística e avaliação, propõem atividades (de reflexão, de sistematização, de problematização) para o professor em formação.