fruto de uma tese de doutoramento desenvolvida na usp, a obra percorre uma imensa gama de fatores que influenciou o declínio da rota marítima da índia em benefício do incremento da rota do brasil no final do século xvi. reservando às américas um papel de destaque, a partir de então, dentro do âmbito colonial lusitano e no sistema-mundo. possibilitando, através do primitivo acumulo de capital, representado pela pirataria holandesa e inglesa, dois novos ciclos hegemônicos que seguiram a hegemonia de gênova, a saber a preponderância da holanda e inglaterra, além da própria revolução industrial, representando a gênese do sistema capitalista. a despeito de seu contexto teórico, o leitor notará que a obra também aborda a grande história do cotidiano, colocando-se no centro dos acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais da epopeia marítima portuguesa. descrevendo crueldades, invasões, extermínio de nativos, guerras santas e outras brutalidades. o terceiro volume, de um total de três, aborda a carreira do brasil, a rota entre lisboa e salvador. fornece dados sobre o movimento de embarcações, os naufrágios, o fluxo econômico, social e cultural além do cotidiano dos portugueses a bordo dos navios e em terra. trata-se da terceira parte da tese, intitulada “a carreira da índia e a primazia do açúcar”.