O tema deste livro tem tomado uma importância cada vez maior nos meios acadêmico e profissional, principalmente com o desenvolvimento e o amadurecimento do mercado de capitais brasileiro. As recentes adaptações do mercado aos princípios de governança corporativa têm levado as empresas a valorizar a decisão sobre que tipo de informação contábil será divulgada para o mercado de capitais. Adicionalmente, têm-se as discussões sobre as necessidades informacionais dos stakeholders, como fornecedores, clientes, governo, entre outros. Esta obra procura consolidar as pesquisas relacionadas a esse assunto, propiciando ao leitor uma fonte rica de consulta sobre o tema. O livro está estruturado em cinco capítulos, que discutem o contexto atual da pesquisa positiva em contabilidade, a informação contábil como objeto de divulgação das empresas, os aspectos gerais da divulgação, ressaltando a importância desta para a percepção dos investidores. A Teoria da Divulgação é apresentada detalhadamente, incluindo suas categorias de pesquisa, alguns modelos analíticos e também um resumo de diversos estudos empíricos que se utilizaram desta teoria como arcabouço teórico para o desenvolvimento de pesquisas.