As empresas e as organizações necessitam cada vez mais de soluções de comunicação eficientes, a fim de alcançarem positivamente suas metas. E os profissionais envolvidos precisam dedicar enorme atenção à forma como se expressam, tanto ao falar quanto ao escrever. Este livro busca tanto orientar os alunos de graduação quanto servir de manual de consulta para profissionais que se deparam com as dificuldades da língua portuguesa, na busca de uma comunicação com simplicidade, objetividade, clareza e precisão.As empresas e as organizações necessitam cada vez mais de soluções de comunicação eficientes, a fim de alcançarem positivamente suas metas. E os profissionais envolvidos precisam dedicar enorme atenção à forma como se expressam, tanto ao falar quanto ao escrever. Este livro busca tanto orientar os alunos de graduação quanto servir de manual de consulta para profissionais que se deparam com as dificuldades da língua portuguesa, na busca de uma comunicação com simplicidade, objetividade, clareza e precisão. Sumário: - Elementos da comunicação e funções da linguagem - Funções sociais da linguagem - A comunicação na empresa - Habilidades para a construção do texto - A qualidade da comunicação na empresa - A coerência textual - A coesão textual - Modalidade do discurso e metadiscurso - A argumentação - Níveis de leitura - A construção do texto - Aspectos gramaticais - O e-mail e as escritas organizacionais - Exercícios complementaresAs empresas e as organizações necessitam cada vez mais de soluções de comunicação eficientes, a fim de alcançarem positivamente suas metas. E os profissionais envolvidos precisam dedicar enorme atenção à forma como se expressam, tanto ao falar quanto ao escrever. Este livro busca tanto orientar os alunos de graduação quanto servir de manual de consulta para profissionais que se deparam com as dificuldades da língua portuguesa, na busca de uma comunicação com simplicidade, objetividade, clareza e precisão. Sumário: - Elementos da comunicação e funções da linguagem - Funções sociais da linguagem - A comunicação na empresa - Habilidades para a construção do texto - A qualidade da comunicação na empresa - A coerência textual - A coesão textual - Modalidade do discurso e metadiscurso - A argumentação - Níveis de leitura - A construção do texto - Aspectos gramaticais - O e-mail e as escritas organizacionais - Exercícios complementares