Caro leitor, antes de percorrer as páginas deste livro, procure realizar um breve exercício de rememoração focalizando suas aulas de História na Educação Básica, os materiais didáticos que você utilizou, os conteúdos abordados, os distintos professores que acompanharam seus estudos. Ao rememorarmos nossas experiências escolares, muitas vezes ressignificamos as relações que construímos com os conhecimentos das disciplinas, avaliando genericamente a qualidade de professores e livros didáticos, a importância ou a irrelevância dos temas selecionados. A partir de tais perspectivas de rememoração, é incomum pensarmos na historicidade das instituições e das disciplinas escolares, nos modelos idealizados de atuação docente, nos embates relativos aos currículos e aos métodos de ensino. Entre práticas de memória e esquecimento, voluntárias ou involuntárias, a disciplina escolar História se consolidou na educação nacional como um espaço de disputas. Esta coletânea de textos, organizada pelos professores Mairon Escorsi Valério e Halferd Carlos Ribeiro Júnior, apresenta contribuições relevantes em mais um período de intensas discussões no campo educacional. Na instável conjuntura política de nossos dias, composta dentre outros elementos pelo antagonismo dos projetos socioculturais e acirramento dos discursos, os debates concernentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressaltam o lugar estratégico do ensino de História nas pautas de inúmeros grupos. Que conhecimentos históricos devem