Esta obra é um estímulo para os profissionais que buscam fundamentar seu trabalho diário em ideias atuais e renovadoras sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, brinquedoteca e educação. A experiência prática e teórica de vários anos de atuação e pesquisa sobre o assunto fez com que cada capítulo fosse pensado e discutido especialmente para atender às necessidades dos profissionais que buscam na sua atuação prática o aperfeiçoamento e a segurança ao trabalhar com ideias fundamentadas em teorias consistentes, aplicando-as na sua realidade e despertando o interesse das crianças. As sugestões de jogos, brincadeiras e montagem de brinquedoteca, que constituem uma parte prática desta obra, vêm de encontro com a ideia de que o ensino deve ser despertado pelo interesse do aluno, motivo este que modificou o sentido do que se entende por processo de ensino e de aprendizagem. Entendemos que o interesse do aluno passou a ser a força maior do processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas, o motor desse processo, e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes.