Originado a partir de parcerias intelectuais, de relações profissionais e de diálogo entre amigos, esta coletânea questiona sobre a atualidade do esclarecimento em sua articulação com a educação. Como estamos diante de um conceito prioritariamente kantiano – aufklärung – e, nesse sentido, as discussões partem de resgates, significações e problematizações provindas do autor do século XVIII e, assim, estabelecem um diálogo com outras perspectivas posteriores, principalmente em termos contemporâneos. No desafio que consiste uma produção teórica, os autores propõem ampliações na própria compreensão do que significa uma ação esclarecida e como a educação pode se comprometer com o ser humano e a sociedade em esclarecimento, sob os critérios éticos e estéticos que envolvem um vínculo efetivo e afetivo do humano com o contexto, com a cultura, com o conhecimento. Isso se visualiza, principalmente, quando encontramos a intersubjetividade que se efetiva mediante atos linguísticos como uma possibilidade de levarmos à termo a articulação que se propõe como temática desta coletânea