As vendas das Marcas de Loja ou, como são mais conhecidas, MARCAS PRÓPRIAS no Varejo não param de crescer. Aliando qualidade e preço justo, os produtos com assinatura e "garantia do dono" estão conquistando novos mercados todos os dias. Hoje podemos encontrar desde alimentos até roupas, brinquedos, eletro-eletrônicos, cosméticos, perfumaria, entre outros, com preços até 20% mais baratos. Roberto Nascimento A. de Oliveira conta sua experiência como Diretor da maior empresa do mundo, o WAL-MART, e da sua vida acadêmica como professor na ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing. O livro é direcionado para profissionais que atuam na comercialização dos produtos no Varejo ou na respectiva produção na Indústria e empreendedores que queiram criar e construir patrimônio através da gestão de marcas. Com uma abordagem simples, aliando o conceito e a prática, Roberto mostra como uma MARCA pode aumentar os lucros da empresa, fidelizar os consumidores e criar um diferencial competitivo. "Gestão Estratégica de Marcas Próprias" mostra técnicas de Negociação, Branding, Controle de Qualidade, Precificação, Merchandising, Design, Planejamento e, principalmente, o relacionamento interno na empresa(endomarketing) e o relacionamento com o consumidor e o shopper das lojas que adquirem os produtos com Marcas Próprias. A nova edição traz, também, categorias com potencial de crescimento, hábitos e comportamento dos consumidores, cases nacionais e internacionais e as últimas tendências do setor das últimas feiras e eventos nacionais e internacionais que o autor participou. Introdução 1. As Marcas Próprias Deixam Sua Marca no Mundo O Que é Marca Própria - MP Quando e por que tudo começou O que a MP pode fazer por você? O futuro está bem próximo... 2. Embrião: Tudo parte de uma Idéia, uma Visão Pensamento estratégico Brainstorming Elementos de marca A personalidade da MP A Marca como produto (ou serviço), organização, pessoa, símbolo 3. Criação, Obrigações, Proteção, Registro e Contrato Pesquisa de registro de marca e classe Classificação INPI de produtos e serviços Requerendo a sua marca ou patente A missão dos Ministérios da Agricultura (MA) e da Saúde (MS), do inmetro e da Anvisa Pesquisa com o consumidor Questões jurídicas - contrato de produção Prazos e metas Preço e produto Questões tributárias e logísticas 4. Planejamento Estratégico para a Construção e o Sucesso da SUA MARCA Mensurando o seu negócio Posicionamento Segmentação e tendências no Brasil Etapas do planejamento Cumprindo a promessa Como corrigir erros de percurso Redefinir ou sair de cena: eis a questão 5. Definição do Portfolio de Marcas e Produtos: a Família Quem é quem segundo o ranking de vendas? Os dez mais O dia "D" A melhor linha de produtos Avaliando a capacidade de expansão As necessidades e desejos do cliente 6. Seleção do Fabricante: o Casamento Critérios de seleção Auditorias de produção (certificação de fábrica) Controles de qualidade O plano de negócios O acordo comercial e suas obrigações 7. Identidade da Marca e o Acabamento com Refino e Beleza: a Aparência Técnicas de design Padronização e consistência A embalagem pode fazer a diferença A construção de uma marca forte As embalagens no Brasil 8. Gerenciamento de Marca e Produto Os controles e a gestão do negócio Análises estratégicas da marca Como desenvolver produtos e serviços que vendam Por que é tão importante monitorar a concorrência? A vida de uma MP e de seus produtos A longevidade e o potencial de uma marca As fases e as etapas a serem seguidas Auto-análise: a importância de uma equipe comprometida, especializada e apaixonada! 9. A Paixão pelo Marketing Interno e Externo Quem são os "embaixadores" da MP Os passos para o sucesso da comunicação: o marketing interno e externo É preciso defender o consumidor a qualquer custo!!! 10. Controles, Investimentos e o Sucesso de Vendas e Lucro Custos envolvidos do design O panorama financeiro, fase a fase Performance analítica de resultados e evolução 11. Conhecendo o Coração do Cliente e Seus Sentidos Os fatores de decisão na hora da compra Estudo de consumo e comportamento A hora da verdade Estratégias de relacionamento com o cliente 12. Evolução dos Hábitos do Consumidor Antecipe os cenários e as tendências Tendências mundiais de produtos no varejo alimentar Novos produtos com MPs crescem no mundo Tendências para o segmento de Marcas Próprias Analise, planeje e tome a decisão! Top 100 Brasil no varejo Top of Mind 13. Marca Própria É Você! E agora? O que fazer? Dinâmica para estimular o comprometimento e gerar boas idéias Tenha sucesso, mas ganhe dinheiro! A hora é agora. Sonhe e realize! Faça sua parte e a recompensa virá... antes do previsto!!! Referências Bibliográficas Roberto Nascimento - Formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis; Pós-Graduado em Marketing; Gerente Geral de Marcas Próprias do MAKRO; Fundador e Diretor Nacional de Marcas Próprias do WAL-MART; Membro da PLMA-Private Label Manufactures Association e da ABMAPRO-Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização; Prof° do Núcleo de Estudos do Varejo e dos Cursos In Company da ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing; Consultor especializado em Gestão Comercial, Planejamento Estratégico e Branding. >> E-mail: rnascimento@espm.br