Este trabalho de pesquisa traz uma reflexão acerca do chamado Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a partir de um olhar histórico, pontuando as questões necessárias às abordagens inerentes ao tema, busca fazer inicialmente, um caminho coerente para que conceitos como educação inclusiva e educação especial fiquem claras ao leitor para a efetiva compreensão das nuances acolhidas ao TDAH, seu diagnóstico e o papel do professor no contexto da inclusão destes portadores nos bancos escolares. Neste sentido, no primeiro capítulo, evidenciamos um breve histórico da educação para que a compreensão da importância das ideias trazidas por estudiosos há tempos atrás possa ficar clara como ponto inicial para chegarmos aos conceitos mais atuais sobre o assunto. No segundo capítulo buscamos uma abordagem conceitual trazendo os aspectos legais como pontos de discussão e estrutura às questões relacionadas e, no terceiro capítulo, apresentamos efetivamente as características, reflexões e importância da conscientização, atenção e viabilização do diagnóstico e tratamento dos chamados portadores de TDAH.