Este livro tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ (www.latec.ufrj.br) sobre Educação no Contexto das Novas Tecnologias. Por meio dele, nos propomos a mostrar a importância da contribuição dos pesquisadores, que experimentam diferentes soluções, testam hipóteses, analisam diferentes possibilidades, para que os profissionais da educação possam, a seguir, trilhar caminhos mais seguros. O presente trabalho procurou selecionar artigos que apresentam as contribuições dessas pesquisas para melhor compreensão da natureza dos ambientes virtuais de aprendizagem e das diferentes técnicas e ferramentas utilizadas em sua criação. Pretende-se com isso, inicialmente orientar o leitor sobre os caminhos percorridos na pesquisa sobre Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGAs) e Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGCs), além das linguagens dos sistemas multimídia em suas diferentes manifestações (hipertexto, hipermídia e hipervídeo). Adiante, destaca-se a importância dos objetos de aprendizagem e os conceitos e técnicas de realidade virtual, utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais, convergindo-se para a utilização de games como ambientes de aprendizagem. Como consequência dos recentes avanços tecnológicos, aborda-se ainda a conceituação de sites de redes sociais a potencialidade e as limitações do uso dessas plataformas no contexto educacional a partir de experiências realizadas no Brasil e no exterior. Outro tema importante incluído nesse volume refere-se à investigação da influência do hipertexto na organização do pensamento dos indivíduos e a identificação das vantagens e desvantagens de seu uso no processo de construção do conhecimento.