Marcos Reigota alinha-se entre aqueles que desde sempre buscaram a terceira via. Quando a questão ambiental surgiu, houve aqueles que, poderíamos dizer, seguiram a moda. Outros (e entre esses, eu), em geral aqueles que buscavam explicações totalizantes para o mundo, entendiam que, sem resolver os problemas estruturais e de classe, nada teria solução. Por fim, os da terceira via buscavam entender o muno a partir das questões concretas que os homens enfrentavam, assim, criaram espaço e tempo para que suas vozes repercutissem. Marcos Reigota, com a problemática ambiental, está entre esses desde que o conheço - quando foi meu aluno no Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense. Em três textos importantes teoricamente e de leitura agradável, o autor apresenta contribuições atuais sobre as questões que envolvem meio ambiente, apontando seus problemas e as soluções individuais e coletivas que suscitam. Neste sentido, convido o leitor a se debruçar sobre os textos apresentados neste volume - e ir além deles, pois é disto que, neste campo teórico-prático que é a Educação, precisamos com urgência. (Nilda Alves)."Marcos Reigota alinha-se entre aqueles que desde sempre buscaram a 'terceira via'. Quando a questão ambiental surgiu, houve aqueles que, poderíamos dizer, seguiram a moda. Outros (e entre esses, eu), em geral aqueles que buscavam explicações totalizantes para o mundo, entendiam que, sem resolver os problemas estruturais e de classe, nada teria solução. Por fim, os da 'terceira via' buscavam entender o muno a partir das questões concretas que os homens enfrentavam, assim, criaram espaço e tempo para que suas vozes repercutissem. Marcos Reigota, com a problemática ambiental, está entre esses desde que o conheço - quando foi meu aluno no Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense. Em três textos importantes teoricamente e de leitura agradável, o autor apresenta contribuições atuais sobre as questões que envolvem meio ambiente, apontando seus problemas e as soluções individuais e coletivas que suscitam. Neste sentido, convido o leitor a se debruçar sobre os textos apresentados neste volume - e ir além deles, pois é disto que, neste campo teórico-prático que é a Educação, precisamos com urgência." - Nilda Alves.