Alguém pode se perguntar: Por que mais um livro que trata da formação inicial do professor de matemática? Já não se esgotou esse tema? A nossa resposta para essa pergunta é a seguinte: Caro leitor, nesse livro você não encontrará mais do mesmo, ou seja, você não tem em suas mãos mais uma obra que trata de forma genérica a questão da formação inicial do professor de matemática. O objetivo dos organizadores e autores deste compêndio é apresentar as formas como um programa federal de apoio a formação docente, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), tonar-se um espaço capaz de potencializar a aprendizagem dos professores de matemática em formação. Estruturado em torno dos relatos e reflexões de um grupo, formado pelos professores da educação superior, professores da educação básica e estudantes do curso de licenciatura do campus Quirinópolis da Universidade Estadual de Goiás, este livro constitui-se em um exemplo singular, mas que não que não se distancia de uma compreensão geral do processo de formação docente, que permitirá ao leitor perceber como a organização do ensino pautada em um referencial teórico delimitado, a Teoria Histórico-cultural, é capaz de propiciar o desenvolvimento real dos conhecimentos teóricos vinculados à docência.