Este livro trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve por objetivo central compreender o processo da construção identitária de adolescentes negros de elite, alunas e alunosdo ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte MG. A escola foi considerada como um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio a dinâmicas de socialização e aprendizagens. Especialmente identidades étnico-raciais em contextos nos quais a presença de estudantes negros de elite é, historicamente, muito pequena e invisível nas pesquisas na área. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros em seus depoimentos revelam contradições ao assumir sua condição negra, com destaque para suas características perceptíveis, cabelo e cor de pele. No que se refere à socialização dos adolescentes negros com seus pares, estes, em certos momentos, vivenciam situações de preconceito racial, devido a sua condição étnico-racial, a exemplo dos apelidos e tratamentos discriminatórios. Com isto, foi possível compreender os modos como estudantes negros de elite estão inseridos na escola privada e como essa inserção e suas vivências configuram sua construção identitária.