"Escola, música e mediação cultural explora as possibilidades de ampliação da formação artística, estética e política de professores em formação inicial e continuada dos participantes do Pibid Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência , os quais participaram de encontros e entrevistas envolvendo diferentes experiências artísticas, processos de leitura e reflexões sobre a música na escola. Este livro traz capítulos que funcionam no esquema de uma sinfonia, além de ser construído por meio da cartografia, que tornou possível descrever o caminho trilhado pelos docentes a partir de estudos de difusão, propagação e mediação da cultura. Por meio dos relatos obtidos durante o processo de formação estética, foi construída a polifonia dessa mediação, a qual, no diálogo com autores, compositores, poetas e artistas visuais, expressa a importância dessas relações para a atuação profissional, oportunizando encontros com a arte na escola, estimulados pelo professor emancipador. Escola, música e mediação cultural foi escrito a partir dessa trajetória, mostrando como a mediação cultural pode ampliar a formação inicial e continuada dos professores de forma a potencializar a escola como um espaço de cultura. Pensar a educação como um acontecimento, como um conjunto de acontecimentos, é o propósito desta obra."