Adorno, cujo ensino de Estética se estendeu ao longo dos anos 50 e 60, comporia, com a Teoria Estética, a Dialéctica Negativa e outra obra de filosofia moral que nunca chegou a ser concretizada devido à sua morte inesperada em 1969, um tríptico central da sua produção. A reflexão estética constitui para o autor o lugar nodal em que confluem e se entrecruzam todas as dimensões da reflexão sobre a sociedade contemporânea. É em torno da recusa de todo o tipo de fetichismos que se articula a estratégia teórica de Adorno em toda a sua obra. O autor, que durante toda a sua vida teve como principal preocupação a preservação da sua integridade intelectual e a continuidade da sua personalidade, encontrava na arte o potencial crítico capaz de libertar o sujeito da fraude da subjectividade. "Teoria Estética" constitui uma reflexão sobre a arte moderna, mais concretamente sobre a situação, estatuto e função da arte na era da sua autonomia, passível a partir do estabelecimento das relações de produção capitalista.Obra chave, polémica e inconformista, de um dos maiores teóricos da estética, fundador da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer.