Este livro é resultado de um grande projeto de pesquisa científica desenvolvido ao longo de 12 meses e que envolveu a participação de 28 discentes da Universidade São Marcos do curso de Gestão de Negócios Internacionais, coordenados por um docente. A ênfase que norteia cada um dos capítulos é a de oferecer ao público um texto amplo, abrangente, completo e de fácil entendimento. Há ainda a preocupação de contemplar todos os temas tangenciais à questão da qualidade e produtividade das empresas como processo administrativo. É por esse motivo que o leitor encontra neste texto desde a descrição do próprio processo administrativo até a teoria das restrições. Mais ainda, passa pela reengenharia, pelo downsizing e outsourcing, pelo benchmarking e seus desdobramentos nas aplicações do kanban, do just in time, do kaizen e do housekeeping. Isso sem deixar de lado o enfoque da qualidade total, dos círculos de controle de qualidade e a ISO-9000/2000 e ISO-14000, bem como a responsabilidade ambiental das empresas e de seus gestores e o impacto de tudo isso na qualidade de vida das pessoas. O texto apresenta ainda uma parte especial dedicada apenas à produção e aos cuidados que o gestor e administrador devem ter no planejamento, na programação e no controle da produção nas empresas, tanto industriais como de serviços. Assim, trata do MRPI e do MRPII (este descrito em detalhes, inclusive cada um dos módulos), do ERP e do OPT e de como todas as ferramentas devem estar integradas numa visão abrangente de administração do processo, de forma homogênea, coerente e ampla.