Este livro se compõe de diversos textos, de cunho plural e singular, que dimanam dos estudos, das pesquisas e da prática acadêmica de professores e pesquisadores da área de Espanhol, que atuam no nordeste do Brasil. O subtítulo Espaços de Resistência, Criação e Transformação pressupõe olhares problematizadores e desafiantes; significa, destarte, o espaço de criação de conhecimento e mudanças no cotidiano das instituições para desconstruir as estruturas rígidas e criar novos modos de fazer e de ser. Os trabalhos aqui reunidos abordam temas diversos, tais como o desenvolvimento de habilidades linguísticas, questões referentes à gramática da língua, ao discurso, à formação de professores, à cultura e à identidade, à literatura no ensino de língua espanhola, dentre outros. Sendo assim, pretende-se que esses textos sirvam como uma importante contribuição para os estudos e pesquisas empreendidas em outras regiões do Brasil, e que fomentem uma maior aproximação entre docentes, pesquisadores e discentes das diferentes instituições de ensino do nordeste brasileiro e de outras partes do País, para que se promovam diálogos profícuos entres eles, bem como para que se divulguem os resultados de seus projetos e trabalhos científicos e intercambiem experiências práticas e úteis comunidade que tem a língua espanhola como seu principal objeto de estudo em todas as regiões deste imenso País.