No curso consagrado em 1982 à Hermenêutica do sujeito, Michel Foucault apresenta uma investigação da noção de “cuidado de si” que, bem mais do que o “conhece-te a ti mesmo”, organiza as práticas da filosofia. Ao descrever o modo de subjetivação antiga, ele busca tornar patente a precariedade do modo de subjetivação moderno. Uma reformulação do problema político é o que também teria permitido esta passagem aos Antigos. Relendo Platão, Epicuro, Sêneca, Foucault busca aquilo com que se pode repensar a política.No curso consagrado em 1982 a Hermeneutica do sujeito, Michel Foucault apresenta uma investigacao da nocao de cuidado de si que, bem mais do que o conhece-te a ti mesmo , organiza as praticas da filosofia. Ao descrever o modo de subjetivacao antiga, ele busca tornar patente a precariedade do modo de subjetivacao moderno. Uma reformulacao do problema politico e o que tambem teria permitido esta passagem aos Antigos. Relendo Platao, Epicuro, Seneca, Foucault busca aquilo com que se pode repensar a politica.No curso consagrado em 1982 a Hermeneutica do sujeito, Michel Foucault apresenta uma investigacao da nocao de cuidado de si que, bem mais do que o conhece-te a ti mesmo , organiza as praticas da filosofia. Ao descrever o modo de subjetivacao antiga, ele busca tornar patente a precariedade do modo de subjetivacao moderno. Uma reformulacao do problema politico e o que tambem teria permitido esta passagem aos Antigos. Relendo Platao, Epicuro, Seneca, Foucault busca aquilo com que se pode repensar a politica.